sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PROFª LINEI

Profª Linei
Primeira atividade: Atividade de complementação de um texto destinada a alunos de 6ª série.
Dado o texto, os alunos deverão completar o mesmo, produzindo seu meio ou desenvolvimento.
Lenda da praia dos lençóis
Conta-se que, nas noites de São João, lá na Praia dos Lençóis, aparece o fantasma de D.Sebastião (que foi rei de Portugal), transformado em um touro negro que solta faíscas douradas pelas narinas, tem os cabelos dourados e uma enorme estrela na testa.


Quando isso acontecer, o rico palácio do rei D. Sebastião virá para a superfície, provocando um grande maremoto, que fará desaparecer a ilha de São Luís.



Segunda tarefa: confecção de um jornalzinho em sala de aula
Objetivos:Desenvolver o senso de criação e organização no aluno bem como aperfeiçoar sua capacidade de produzir textos.
Público alvo:26 alunos de 7ª série.
Metodologia:Os alunos foram divididos em grupos, sendo destinado a cada grupo um assunto como: culinária notícias da escola, poesia, humor e outros.
No final,os alunos juntaram os assuntos,digitaram,imprimiram e tiramos cópias que foram distribuídas na escola.

Esse trabalho foi muito proveitoso pois minha tarefa foi apenas de coordenar as atividades que os alunos desenvolveram demonstrando grande interesse
e prazer o que resultou num trabalho apreciado por toda a escola.

Terceira tarefa: Atividade com o texto Cidadezinha Qualquer de Carlos Drummond de Andrade
Questões
1-Fazer a reescritura do texto Cidadezinha Qualquer acrescentando elementos da nossa comunidade ao texto.
2-Responder se a cidadezinha do texto é rural ou urbana e justificar a resposta.
3-Dizer que outro nome poderia ser dado à cidadezinha.
4-Explicar o que entendes por as janelas olham.
5-Explicar se existe alguma semelhança entre a cidadezinha do poema e o local onde moras.
6-Responder, em poucas palavras, como seria o lugar onde gostarias de morar.

O texto é interessante, pois favorece o trabalho da língua em seus aspectos gramaticais e semânticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário